Websérie “Abrupto – Mundo do Avesso”, da Cia. Híbrida, do Rio de Janeiro, reflete as condições da pandemia

Com forte carga poética, a websérie Abrupto – Mundo do Avesso, em 12 episódios, da Cia. Híbrida, dirigida no Rio de Janeiro por Renato Cruz, está em cartaz no canal do Sesc Rio no YouTube, em exibição permanente até 14 de julho.

Segundo Renato Cruz, Abrupto – Mundo do Avesso passeia entre a videodança e o documentário, sem se prender a uma coisa ou outra. “É um registro poético e político desses tempos em que vivemos”.

O mundo sob a pandemia do novo coronavírus se reflete em 11 universos particulares. Ou seja, cada integrante da Cia. Híbrida expressa suas inquietações diante da condição que, subitamente, a população mundial foi obrigada a enfrentar.

A obra não é somente sobre o isolamento, ressalta Renato Cruz. “É sobre a imprevisibilidade das mudanças, sobre as quebras repentinas, sobre o que nos é retirado de forma abrupta”.

Cada episódio, com duração de até 15 minutos, leva o nome de um artista da companhia e tem um formato de “dança.doc” – no meio caminho entre a vídeodança, a denúncia, o registro, um diário de bordo de experiências físicas, sensoriais, políticas e relacionais.

Abrupto é uma coprodução entre o Sesc Rio e a Cia. Híbrida.

Foto: Divulgação
Jefte Francisco no episódio 2 da websérie da Cia. Híbrida.

Episódios:

Episódio 1: Daniel

Episódio 2: Luciana

Episódio 3: Jefte

Episódio 4: Mailson

Episódio 5: Russo

Episódio 6: Luidy

Episódio 7: Fábio

Episódio 8: Duly

Episódio 9: Aline

Episódio 10: Yuri

Episódio 11: Renato

Episódio 12: Ao avesso do mundo

Ficha técnica – Concepção e direção geral: Renato Cruz. Direção de produção: Steffi Vigio. Assistente de direção: Aline Teixeira. Intérpretes criadores: Aline Teixeira, Daniel de Oliveira, Jefte Francisco, Fabio Andrade, Luciana Monnerat, Luciano Mendes, Luidy Trindade, Mailson de Morais, Yuri Braga, Raphael Soares, Renato Cruz. Dramaturgista: Gustavo Gelmini. Design gráfico: Isabela Schubert. Mídias sociais: Carol Cruz.

Onde:
Canal do Sesc Rio no YouTube
Quando:
14 de maio a 14 de julho/2021
Quanto:
Grátis
Info:

A websérie está disponível no canal do Sesc Rio no YouTube.

Link da playlist completa: https://www.youtube.com/playlist?list=PL-iKv0u4hOm0mp4yf5f1S3unaQ7Tje1XT

Classificação etária: livre