‘Sapatos Brancos’, de Luis Ferron, marca a programação de 7 de setembro do Sesc Ipiranga em parceria com USP

Um dos espetáculos mais marcantes da dança contemporânea de São Paulo nos últimos tempos – Sapatos Brancos, de Luis Ferron – estará sendo reapresentado neste 7 de setembro de 2019 na programação da 3ª edição do Museu do Ipiranga em Festa, no Parque da Independência. O evento é fruto da parceria entre o Sesc São Paulo e a Universidade de São Paulo (USP).

Luis Ferron assina concepção e direção deste trabalho premiado pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) em 2009, na categoria “Composição”, e também pelo prêmio Bravo! 2010 como melhor espetáculo de dança do ano.

Sapatos Brancos foi concebido a partir da proposta de investigar temas e questões que envolvem tradições pertinentes ao carnaval paulistano, suas escolas de samba e especialmente o ritual presente na dança do Mestre Sala e da Porta Bandeira.

Ao desvelar significados desse ritual, na sua forma de apropriação espacial e temporal, o núcleo transita por onde todas as culturas comungam, onde gerações, crenças e etnias se misturam, ou seja, na diversidade cultural de uma das maiores festas populares do mundo.

O Núcleo Luis Ferron desenvolve seu trabalho a partir das experiências estéticas de Luis Ferron como educador e artista da dança cênica paulistana. Além das pesquisas sobre a tradição e transformação do carnaval paulistano, investiga a dramaturgia corporal de artistas-cidadãos da Terceira Idade. Luis Ferron dirige projetos destinados à formação e à difusão da dança cênica e ainda pesquisa treinamentos destinados a corporeidades singulares. Também desenvolve obras para diversos artistas do cenário da dança paulistana.

Ficha técnica – Concepção e direção: Luis Ferron. Assistente de ensaios: Tony Siqueira. Criadores-intérpretes: Luis Ferron, Tony Siqueira, Zélia de Oliveira, Mestre Ednei Mariano, Mestre André, Maurici Brasil e Jorge Nascimento. Trilha sonora digital: Loop B. Desenho de luz: Juliana Pedreira e Luis Ferron. Arranjos musicais:  Maurici Brasil, Jorge Nascimento e Luis Ferron. Percussão: Jorge Nascimento, Maurici Brasil, Tony Siqueira, Mestre André e Luis Ferron. Operação de som: Téo Ponciano. Produção: Corpo Rastreado.

Veja vídeo sobre Sapatos Brancos e entrevista com Luis Ferron em: https://bit.ly/2k4bOp7

Onde:
Sesc Ipiranga
Entrada Rua dos Patriotas
Quando:
7 de setembro/2019
Sábado às 11h e 15h30
Quanto:
Grátis
Info:

Sesc Ipiranga: Rua Bom Pastor, 822, Ipiranga, São Paulo (SP), tel. (11) 3340-2000.

Duração: 60 minutos.