São Paulo Companhia de Dança estreia ‘Aparições’, de Ana Catarina Vieira

A São Paulo Companhia de Dança estreia Aparições, da coreógrafa Ana Catarina Vieira, em um programa que conta com música ao vivo, tocada pela Orquestra Jovem do Estado de São Paulo.

Além de Aparições, o programa apresenta Suíte Raymonda, coreografia de Guivalde de Almeida (1971-2020), a partir da versão original de 1898 de Marius Petipa, com iluminação de Wagner Freire e figurinos de Tânia Agra.

Guivalde de Almeida faleceu precocemente em 1º de fevereiro deste ano. Filho da professora de balé Aracy de Almeida, desenvolveu intensa carreira de professor-ensaiador. Foi diretor artístico da Cia. Brasileira de Danças Clássicas e da Especial Academia de Ballet.

Foto: Wilian Aguiar
Suíte Raymonda

A coreografia Aparições, primeira criação da paulista Ana Catarina Vieira especialmente para a São Paulo Companhia de Dança, é conduzida pelas músicas Suíte Pernambucana nº 2 e Ponteiro, ambas de Guerra Peixe. Além das obras do compositor carioca, Aparições também tem como inspiração a arte do pintor Cândido Portinari (1903-1962) e as danças populares do nordeste do Brasil. Marco Lima criou figurinos e elementos cênicos. A luz de Wagner Freire dialoga com os diversos elementos e contribui para a dramaturgia assinada por Vivian Buckup.

Foto: Marcos Alonso
Aparições

O programa se realiza por meio de uma parceria da São Paulo Companhia de Dança com a Santa Marcelina Cultura. Alternadamente às apresentações das coreografias, a Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, sob regência de Claudio Cruz, interpreta Ruslan e Ludmila, de Glinka, e Mourão, de Guerra Peixe.

Onde:
Theatro São Pedro
Quando:
5 a 8 de março de 2020
Quinta a sábado às 20h
Domingo às 17h
Quanto:
R$ 30 e R$ 15 (meia)
Info:

Rua Barra Funda, 171, Barra Funda, São Paulo (SP), tel. (11) 3661-6600.

Capacidade do teatro: 636 lugares.

Venda de ingressos online: http://theatrosaopedro.byinti.com/