“Pedaço de Papel”, com Sônia Mota e o compositor Jörg Ritzenhoff, tem transmissão on-line

“Crepita e faz barulho, dobra-se, se amarrota e se rasga, é flexível, se amolda e pode ser cortado. Possui várias cores, vários tamanhos e várias grossuras. Em geral é usado para escrever e imprimir, também para ser pintado e bricolado: papel.”

A coreógrafa Barbara Fuchs se arrisca a mergulhar no universo do papel com a bailarina Sônia Mota e o compositor Jörg Ritzenhoff. Eles conseguem fazer com que mudanças, influências externas e a passagem do tempo se tornem visíveis com a ajuda do papel. O papel “apercebe-se” de cada dobra, de cada rasgo, de cada corte. Assim como todo vestígio e influências externas se deixam inscrever no papel, também os acontecimentos e a experiência vivida registram-se em nosso corpo através de cicatrizes, máculas e rugas.

Ninguém poderia expressar melhor esse corpo memória do que Sônia Mota, brasileira radicada na Alemanha, que com seus 73 anos de vida se torna uma arquivista do movimento e da dança. Junto com o músico alemão Jörg Ritzenhoff, os dois artistas percorrem essa selva de papel e nos contam suas histórias e vivências através de som e movimento.

Esta criação artística singular, intitulada Pedaço de Papel (Piece of Paper ou Papierstück, no título original alemão), que estreou na Alemanha em 2019 e ainda é inédita em palcos brasileiros, terá apresentação on-line através da plataforma @dringeblieben, para público de todas as faixas etárias (veja data, horário e link abaixo).

Foto: Meyer Originals

Direção artística: Barbara Fuchs. Dança: Sônia Mota. Música: Jörg Ritzenhoff. Cenário: Odile Foehl. Luz: Wolfgang Pütz. Dramaturgia: Henrike Kollmar. Assistência: Emily Welther. RP: Kerstin Rosemann.

Papierstück (Pedaço de Papel) é uma coprodução da Tanzhaus NRW dentro do projeto Take-off; da Secretaria de Cultura da Cidade de Colônia (Alemanha_; da Organização das Artes Liberais da Renania do Norte-Westfalia; do Fundo das Artes Cênicas; da Fundação Artística da Renania do Norte-Westfalia e do Ministério das Ciências e da Cultura da Renania do Norte-Westfalia.

Onde:
@dringeblieben
Quando:
28 e 30 de maio/2021
Sexta às 6h (no Brasil) e 10h (na Alemanha)
Domingo às 20h (no Brasil) e 0:00h (na Alemanha)
Quanto:
Grátis
Info:

A transmissão será na plataforma @dringeblieben

Link da transmissão: https://dringeblieben.de/videos/papierstuck-von-tanzfuchs-produktion-ein-tanzkonzert-fur-sch