Núcleo EntreTanto, de Wellington Duarte, estreia ‘Situação de Atrito 3: Uma Coisa Muda’

De julho a setembro de 2019, o coreógrafo e bailarino Wellington Duarte apresenta seu novo espetáculo de dança, Situação de Atrito 3: Uma Coisa Muda em diversos espaços da cidade de São Paulo (veja locais e datas abaixo).

Situação de Atrito 3: Uma Coisa Muda estuda um corpo-substância que se desorganiza por atrito ou por motivo não identificado – um corpo-espaço que não cabe em si, que faz cruzamentos que põem em contato signos de torção, violência, precipitação, deslocamento e necessidade cinética. O binômio dança-política é pensado através de uma invocação direta do corpo e suas capacidades, do corpo e suas potências cuja função é a de perturbar a formatação cega de gestos, hábitos e percepções. “Acreditamos que, se existe uma conexão entre arte e política, deve ser colocada em termos de dissenso, no sentido de que o dissenso produz ruptura de hábitos e comportamentos.”, afirma Wellington Duarte.

Foto: Keiny Andrade

A criação dessa terceira parte do tríptico Situações de Atrito faz parte do projeto situações coreográficas#variação3: uma coisa muda, do Núcleo EntreTanto, contemplado pela 24ª edição do Programa Municipal de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo.

O projeto agregou, além da criação desta nova peça, outros acontecimentos como oficinas, residência artística e a criação de quatro Gestos Coreográficos, assim denominados por seu caráter emergencial, interventivo e provocador. Para a criação dos Gestos Coreográficos foram convidados quatro coreógrafos e quatro grupos de dança contemporânea da cidade de São Paulo que, juntamente com o Núcleo EntreTanto, acionaram uma reflexão sobre o corpo contemporâneo.

O primeiro gesto, Konstituição em Segunda Instância, foi dirigido por Sandro Borelli, com o Grupo Ca.Ja; o segundo, Pulsar, Pulsar Zero, Pulse, RePulso dirigido Marcio Greyk e David Xavinho (Zumb.boys) com o Coletivo Autônomo Temporário; o terceiro, Paisagens de Passagem, dirigido por Helena Bastos, com o Núcleo Enxertia  e o quarto, GESTUS 4.13, dirigido por Daniel Kairoz,  com o Núcleo KASA.

O texto Para os que estão no Mar…, de Marie-José Mondzain, do livro Levantes, do filósofo francês Georges Didi-Huberman, foi eleito como principal disparador para as criações.  Segundo Didi-Huberman, “o levante seria, então, o gesto pelo qual os sujeitos desprovidos de poder manifestam – fazem surgir ou ressurgir – em si mesmos algo como uma potência fundamental (…) Levantes são, portanto, potências de ou na ausência de poder. São potências nativas, potências nascentes, sem garantias de seu próprio fim e, por isso, sem garantias de poder.”

As ações propostas para o projeto situações coreográficas#variação3: uma coisa muda, do Núcleo EntreTanto, compreenderam não somente um aprofundamento da investigação corporal, mas principalmente sua relação com a comunicação pública. A presença de um grupo diferenciado de artistas interlocutores no projeto, através dos Gestos Coreográficos, possibilitou aos estudantes, pesquisadores, artistas e público em geral ter acesso a processos de troca artística em busca de outras formas de construção dramatúrgica.

“Sentimos que o momento nos pede para somar forças, promover encontros, fomentar processos coletivos, investir na convivência comunal ao invés de traçar caminhos solitários de pesquisa. A conjuntura política e social atual traz uma urgência e uma necessidade de articular respostas estéticas e éticas a ela, como forma de resistência. Por isso mesmo, situações coreográficas#variação3: uma coisa muda tornou-se um projeto de aprendizagem que serviu, sobretudo, para refletir, ressignificar e reinventar nosso modo de estar no mundo, e consequentemente, nosso modo de criar”, concluiu Wellington.

Foto: Keiny Andrade

Sobre Wellington Duarte:

Atua em São Paulo como diretor, bailarino e performer desde 1990 e atualmente dirige o Núcleo EntreTanto. Em sua trajetória promoveu um fazer/dizer no corpo e investiga qualidades corporais que vão além de temas pontuais. Neste contínuo fazer tem elaborado propostas experimentais da fisicalidade, conectando lógicas, pensamentos e questões insuspeitas no corpo.


Ficha Técnica – Concepção e direção:
Wellington Duarte. Intérpretes: Aline Brasil, Maria Basulto e Wellington Duarte. Intérpretes convidados: Bia Rangel, Camila Bosso, Guma Muliterno e Richard Reis. Orientação dramatúrgica: Donizeti Mazonas. Assistente de direção: Rafael Costa. Desenho de som: Daniel Fagundes. Ambientação cenográfica e figurinos: Eliseu Weide. Luz: Wagner Antonio. Assistente de iluminação: Dimitri Luppi Slavov. Fotos: Keiny Andrade. Produção: Jota Rafaelli – MoviCena Produções. Assistente de produção: Luciana Venâncio. Assessoria de imprensa: Canal Aberto. Realização: Núcleo EntreTanto, da Cooperativa Paulista de Teatro.

Onde:
Oficina Cultural Oswald de Andrade
Centro Cultural São Paulo
Centro Cultural Olido
Funarte SP
Quando:
20 de julho a 15 de setembro/2019
Quanto:
Grátis
Info:

Oficina Cultural Oswald de Andrade – Galeria 1:

20, 22 e 25 a 29 de julho/2019.

Segundas, quinta e sexta, às 20h. Sábados às 18h.

Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro, São Paulo (SP).

Estação de metrô: Tiradentes.

30 lugares . Grátis.

Os ingressos serão distribuídos com 1h de antecedência.

 

CCSP – Centro Cultural São Paulo:

2 a 4; 08 a 11; 17 e 18 de agosto/2019.

Quinta a sábado às 21h. Domingos às 20h.

Rua Vergueiro, 1000, Paraíso, São Paulo (SP).

Estação de metrô: Vergueiro.

 

Centro Cultural Olido:

30 e 31 de agosto e 1 de setembro/2019.

Av. São João, 473, Centro, São Paulo (SP).

Estações de metrô: República, Anhangabaú e São Bento.

 

Complexo Cultural Funarte

7, 8, 13, 14 e 15 de setembro/2019.

Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos, São Paulo (SP).

 

Duração: 60 minutos.

Classificação etária: 14 anos.