Marta Soares ministra curso sobre história da dança

O curso História da Dança – Módulo III – Estratégias de reencantamento via ritualização nas danças expressionistas alemã e butô japonesa, tem como objetivo compartilhar referências estéticas e conceituias que Marta Soares e sua companhia de dança estarão utilizando no desenvolvimento de seu próximo espetáculo, Pantofagia.

“Tomaremos como ponto de partida os movimentos de danças expressionista e butô japonesa, com o intuito de refletir sobre como mudanças políticas e sociais reverberaram diferentemente nos processos de subjetivação e, consequentemente, de criação dos seus artistas, em cada período”, diz Marta Soares, que ministrará o curso. Como esses processos se materializaram nas criações, levando estes artistas a desenvolver estratégias de reencantamento através de procedimentos ritualísticos também será abordado no curso. “Para isso, leremos textos e assistiremos a vídeos de obras de artistas seminais de cada período e, também, refletiremos sobre como as mudanças políticas e sociais que estamos vivendo no presente afetam os nossos processos de subjetivação e criação”.

Entre os artistas que serão estudados neste módulo destacam-se: François Delsarte, Jacques Dalcroze, Louie Fuller, Isadora Duncan, Rudolf Laban, Mary Wygman, Gret Palucca, Harald Kreutzberg, Dore Hoyer, Gertrud Bodenwiezer, Valeska Gert, Hilde Hoger, Kurt Joss, Sigurd Leeder, Lavinia Schulz e Walter Holdt, Tatsumi Hijikata, Kazuo Ohno, Akira Kasai, Yoko Ashikawa, Min Tanaka etc. – assim como coreógrafos que estão, no presente, remontando, citando ou reimaginando obras dos artistas citados.

Sobre Marta Soares:

É performer e coreógrafa. Desenvolve trabalhos que pesquisam possibilidades de interseções entre  dança, artes visuais, arte performática e música. Possui graduação em artes pela State University of New York (SUNY), mestrado em Comunicação e Semiótica e Doutorado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Entre suas produções destacam-se: Les Poupées, Formless, O Homem de Jasmim, O Banho, Um corpo que não aguenta mais, Vestígios, Deslocamentos e Bondages. Marta recebeu, entre outras, bolsas de estudos para artista da Fundação Japão, através da qual estudou com Kazuo Ohno em Tóquio, e da Fundação John Simon Guggenheim.

Onde:
curso online
Quando:
1 a 8 de fevereiro/2021
1 a 5 de fevereiro, das 18h às 20h
6 de fevereiro, das 14h às 18h
8 de fevereiro, das 18h às 20h
Quanto:
Grátis
Info:

INSCRIÇÕES: até 28 de janeiro, com envio de carta de interesse e biografia resumida (máximo de 10 linhas). Os selecionados para o curso receberão um comunicado no dia 30 de janeiro com informações sobre o início dos encontros.

Link de Inscrição: http://poiesis.org.br/maiscultura/oficinas_culturais/historia-da-danca-modulo-iii-estrategias-de-reencantamento-via-ritualizacao-nas-dancas-expressionista-alema-e-buto-japonesa/

Público alvo: bailarinos, atores, artistas visuais, performers, estudantes e interessados em geral.

CURSO:

1 a 8 de fevereiro/2021

1 a 5 de fevereiro, das 18h às 20h

6 de fevereiro, das 14h às 18h

8 de fevereiro, das 18h às 20h

Carga horária total: 26 horas.