Letícia Souza e Anderson do Carmo
Frágil (peça de dança)
Oficina Sobre Anseios e Vontades

Foto: Rodrigo Arsego Div

  Não há nada sólido. Parece que daqui por diante tudo será sempre quebradiço e esmigalhável; sempre à beira de romper com facilidade. É: parece que é delicado mesmo. Quanta resistência se esconde aqui? Quanto vigor ela terá? Quão sujeito a erros se estará? Quanto tempo será que vai durar tudo isso? Frágil é uma pergunta dançada: depois de todo esse caminho que já foi percorrido, a vontade agora é ir pra onde? Partindo da lógica do fragmento, essa dança quer habitar a bagunça antes de organizar qualquer coisa do mesmo jeito.

Frágilpeça de dança de Letícia Souza, tem direção de Anderson do Carmo.  

Ela é bailarina com formação clássica e trânsito na dança contemporânea. Ele vem do treino e da disciplina de bailarino do Grupo Cena 11 Cia. de Dança, que integrou até o último mês de abril. Juntos, Letícia Souza e Anderson do Carmo concretizam um intercâmbio de pesquisas que consiste em encontros presenciais, reflexões e ensaios práticos realizados em Florianópolis e Joinville. Contemplado pelo Prêmio Klauss Vianna 2014, o projeto Processo Criativo em Dança e Montagem do Espetáculo Sobre Anseios e Vontades resultou em Frágil, espetáculo de dança contemporânea que, depois da estreia em Joinville, chega agora a Florianópolis, para apresentações no Sesc Prainha.

Dimi Camorlinga assina a trilha sonora de Frágil. A iluminação é de Flávio Andrade, os figurinos de Karin Serafin e a cenografia de Marcelo Mello.

Iniciado em maio, o projeto prevê, além do espetáculo, oficinas nas cidades contempladas e uma plataforma de discussão no Facebook, na qual os dois pesquisadores de dança compartilham relatos, textos e fotografias que estimulam o processo criativo e ações desenvolvidas no percurso do trabalho.

Como dançar agora, indagam os dois artistas, que constroem uma pesquisa híbrida entre o intérprete e o diretor, no encontro e nas possibilidades de troca que podem resultar de experiências distintas de aprendizagem e atuação.

Letícia Souza é atriz, bailarina e produtora cultural. Graduada em artes cênicas pela Universidade Estadual de Londrina. Trabalhou como arte educadora no Sesc Joinville, Colégio Bom Jesus e Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Produziu e interpretou o solo Por um Percurso…  e Interferências dos Encontros, espetáculo de dança produzido em parceria com os artistas Maria Carolina Vieira e Adilso Machado. Com o artista visual Rodrigo Ascenção também foi contemplada no edital do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec) para criação de uma performance de dança intitulada Esboço de Memórias.

Foto: Karin Serafin
Anderson do Carmo

   Anderson do Carmo fez recentemente uma residência no Memorial Meyer Filho, no centro de Florianópolis. O resultado de sua pesquisa, intitulada Primeiro Ensaio sobre a Retórica, foi apresentado em julho, no mesmo local. Ele move-se como pesquisador no mestrado, produtor de textos para jornal, sites e projetos experimentais.

O projeto contemplou uma oficina em Joinville, na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil e outra em Florianópolis, no Departamento de Teatro do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Sobre Anseios e Vontades tem como ministrantes Letícia Souza e Anderson do Carmo, que propõem ferramentas de investigação do movimento que permitam ao corpo ser crítico em relação a hábitos assimilados. Querem apresentar modos de engajamento na dança em que a prática aponte caminhos não programados e permita a descoberta de diferentes maneiras de fazer o que já se faz. Em diálogo com o espetáculo Frágil, ou, “essa dança é 30 minutos mais longa do que deveria ser para competir” – fruto do projeto Sobre Anseios e Vontades – a oficina não é uma aula, mas um laboratório para descobertas individuais desencadeadas por um processo comum.

O Prêmio Klauss Vianna 2014, que viabiliza o projeto, é concedido pela Fundação Nacional das Artes (Funarte), do Ministério da Cultura (MinC).

 

Onde:
Sesc Prainha
Quando:
29 e 30 de setembro/2016
Quinta e sexta-feira às 20h
Quanto:
Grátis
Info:

Travessa Siryaco Atherino, 100, bairro Prainha, Florianópolis (SP), tel. (48)3229-2200.

Retirada de ingressos 1h antes do espetáculo.

Oficina gratuita Sobre Anseios e Vontades, com Letícia Souza e Anderson do Carmo: dia 30 de setembro/2016, 13h30 às 17h. Local: Departamento de Teatro, Centro de Artes (Ceart), Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), av. Madre Benvenuta, 2007, bairro Itacorubi, Florianópolis (SC). Inscrições pelo e-mail leticiawdsouza@gmail.com.

Saiba mais: https://www.facebook.com/Sobre-anseios-e-vontades-processo-de-criação-em-dança-1794046934150584/?fref=ts