
Não há nada sólido. Parece que daqui por diante tudo será sempre quebradiço e esmigalhável; sempre à beira de romper com facilidade. É: parece que é delicado mesmo. Quanta resistência se esconde aqui? Quanto vigor ela terá? Quão sujeito a erros se estará? Quanto tempo será que vai durar tudo isso? Frágil é uma pergunta dançada: depois de todo esse caminho que já foi percorrido, a vontade agora é ir pra onde? Partindo da lógica do fragmento, essa dança quer habitar a bagunça antes de organizar qualquer coisa do mesmo jeito.
Frágil, peça de dança de Letícia Souza, tem direção de Anderson do Carmo.
Ela é bailarina com formação clássica e trânsito na dança contemporânea. Ele vem do treino e da disciplina de bailarino do Grupo Cena 11 Cia. de Dança, que integrou até o último mês de abril. Juntos, Letícia Souza e Anderson do Carmo concretizam um intercâmbio de pesquisas que consiste em encontros presenciais, reflexões e ensaios práticos realizados em Florianópolis e Joinville. Contemplado pelo Prêmio Klauss Vianna 2014, o projeto Processo Criativo em Dança e Montagem do Espetáculo Sobre Anseios e Vontades resultou em Frágil, espetáculo de dança contemporânea que, depois da estreia em Joinville, chega agora a Florianópolis, para apresentações no Sesc Prainha.
Dimi Camorlinga assina a trilha sonora de Frágil. A iluminação é de Flávio Andrade, os figurinos de Karin Serafin e a cenografia de Marcelo Mello.
Iniciado em maio, o projeto prevê, além do espetáculo, oficinas nas cidades contempladas e uma plataforma de discussão no Facebook, na qual os dois pesquisadores de dança compartilham relatos, textos e fotografias que estimulam o processo criativo e ações desenvolvidas no percurso do trabalho.
Como dançar agora, indagam os dois artistas, que constroem uma pesquisa híbrida entre o intérprete e o diretor, no encontro e nas possibilidades de troca que podem resultar de experiências distintas de aprendizagem e atuação.
Letícia Souza é atriz, bailarina e produtora cultural. Graduada em artes cênicas pela Universidade Estadual de Londrina. Trabalhou como arte educadora no Sesc Joinville, Colégio Bom Jesus e Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Produziu e interpretou o solo Por um Percurso… e Interferências dos Encontros, espetáculo de dança produzido em parceria com os artistas Maria Carolina Vieira e Adilso Machado. Com o artista visual Rodrigo Ascenção também foi contemplada no edital do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec) para criação de uma performance de dança intitulada Esboço de Memórias.

Anderson do Carmo fez recentemente uma residência no Memorial Meyer Filho, no centro de Florianópolis. O resultado de sua pesquisa, intitulada Primeiro Ensaio sobre a Retórica, foi apresentado em julho, no mesmo local. Ele move-se como pesquisador no mestrado, produtor de textos para jornal, sites e projetos experimentais.
O projeto contemplou uma oficina em Joinville, na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil e outra em Florianópolis, no Departamento de Teatro do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Sobre Anseios e Vontades tem como ministrantes Letícia Souza e Anderson do Carmo, que propõem ferramentas de investigação do movimento que permitam ao corpo ser crítico em relação a hábitos assimilados. Querem apresentar modos de engajamento na dança em que a prática aponte caminhos não programados e permita a descoberta de diferentes maneiras de fazer o que já se faz. Em diálogo com o espetáculo Frágil, ou, “essa dança é 30 minutos mais longa do que deveria ser para competir” – fruto do projeto Sobre Anseios e Vontades – a oficina não é uma aula, mas um laboratório para descobertas individuais desencadeadas por um processo comum.
O Prêmio Klauss Vianna 2014, que viabiliza o projeto, é concedido pela Fundação Nacional das Artes (Funarte), do Ministério da Cultura (MinC).
- Onde:
- Sesc Prainha
- Quando:
- 29 e 30 de setembro/2016
Quinta e sexta-feira às 20h - Quanto:
- Grátis
- Info:
Travessa Siryaco Atherino, 100, bairro Prainha, Florianópolis (SP), tel. (48)3229-2200.
Retirada de ingressos 1h antes do espetáculo.
Oficina gratuita Sobre Anseios e Vontades, com Letícia Souza e Anderson do Carmo: dia 30 de setembro/2016, 13h30 às 17h. Local: Departamento de Teatro, Centro de Artes (Ceart), Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), av. Madre Benvenuta, 2007, bairro Itacorubi, Florianópolis (SC). Inscrições pelo e-mail leticiawdsouza@gmail.com.
Saiba mais: https://www.facebook.com/Sobre-anseios-e-vontades-processo-de-criação-em-dança-1794046934150584/?fref=ts