key zetta e cia. estreia ‘UNÍSSONO – acontecimento de dançar juntos’

Corpos se movendo em uníssono, levando esse pensamento-ação ao extremo de sua força e delicadeza, trazendo à tona as nuances e potências que o ato de mover juntos pode produzir em cada corpo e, ao mesmo tempo, no coletivo: é este enfoque que conduz a nova criação de key zetta e cia.

UNÍSSONO – acontecimento de dançar juntos, que estreia neste outubro de 2019, é parte do projeto de mesmo título e tem como cerne continuar, aprofundar e expandir a pesquisa do grupo através da produção, criação e difusão de um novo trabalho, cujo desejo é focar as ações no conceito de corpos movidos pelas mútuas consonâncias.

Foto: Haroldo Saboia

“Quando nos lançamos o desafio de habitar a paisagem da palavra Uníssono, num processo que busca seu sentido de acontecer, ponta de lança de um desejo de dançar junto, quando juntamos tudo isso em um enunciado e o colocamos (percebemos) inevitavelmente mergulhados no espírito desse tempo… vimos, quem sabe, reflexos de luz desejosos de encontro, linhas de fuga… Aqui estamos em todos os poros, na superfície da pele, na criação de um possível. Dançamos esse desejo, nutrindo um real que nos embala: soar e suar, mover o vento, chegar antes do signo, em um acontecimento juntos, em movimento, fazendo frente ao espírito de um tempo, desejosos de transmutar cansaço em vida.”

Segundo o grupo, Uníssono está além de um recurso de estilo. “O conceito é explorado enquanto superfície conceitual – que nos coloca o desafio de dançar juntos, respirar juntos, andar juntos, existir juntos”.

Ficha técnicaDireção: Key Sawao e Ricardo Iazzetta. Criação e dança: Beatriz Sano, Carolina Minozzi, Júlia Rocha, Key Sawao, Mauricio Florez, Ricardo Iazzetta. Ambientação sonora: Hedra Rockenbach. Iluminação: Domingos Quintiliano. Espaço cênico: Hideki Matsuka. Som/Live: Tom Monteiro. Assistente de iluminação: Marcel Masson. Teaser: Lucas Reitano. Vídeo: André Menezes. Fotos: Haroldo Saboia. Figurinos: KZ&C. Ciclo de aulas: Marina Massoli e Gustavo Miranda. Produção: Corpo Rastreado.

Sobre key zetta e cia.

key zetta e cia., núcleo de dança, é dirigido por Key Sawao e Ricardo Iazzetta, parceiros artísticos desde 1996. O encontro da dupla em torno da dança parte do desejo de construir um espaço capaz de agregar outros dançarinos, artistas e colaboradores em torno de propostas e criações; viabilizar diálogos, pesquisas de linguagem com foco no pensamento em dança e suas possíveis inter-relações – o corpo, a fisicalidade e suas potencialidades.

A pesquisa continuada do núcleo produziu espetáculos, oficinas intensivas com o próprio grupo e também artistas convidados, grupos de estudos, palestras, exercícios cênicos, vídeos, filme e circulação de repertório.

Em sua trajetória, key zetta e cia. relizou cerca de 12 peças e recebeu alguns dos mais importantes prêmios e apoios para pesquisa e criação em dança, como o APCA 2009/2014. Para o mesmo prêmio, foi indicado com as peças Obrigado por vir e RISO, em 2017. Também foi indicado ao Prêmio Governador do Estado em 2015 (SIM) e 2017 (Obrigado por vir e RISO). Recebeu o Prêmio Denilto Gomes em 2015 (luz) e 2017 (elenco). Foi contemplado pelo Programa de Fomento à Dança em diversas edições, Prêmio Klauss Vianna Funarte de Dança, Proac, Pro-Cultura, Festival Cultura Inglesa, entre outros.

Em 2017 desenvolveu o Projeto HORIZONTE (20), com a recriação de Obrigado por vir e estréia de RISO. O projeto também promoveu a circulação de Para Todos os Seguintes, e a realização do filme-documentário Obrigado por vir – Horizonte 20. Atualmente o núcleo realiza o projeto UNÍSSONO – acontecimento de dançar juntos, além de circular com as peças de seu repertório.

Onde:
Viga Espaço Cênico e outros espaços de São Paulo
Quando:
11 a 21 de outubro/2019 (Viga)
Até 30 de outubro/2019 em outros espaços
Quanto:
R$ 20, 10
Info:

Viga Espaço Cênico – 11 a 21 de outubro/2019 – Sexta, sábado e segunda-feira às 21h. Domingo às 18h. Rua Capote Valente, 1323, Pinheiros, São Paulo (SP), tel. (11) 3801-1843.

Outras apresentações:

Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (Av. Dep. Emílio Carlos, 3641, Vila dos Andrades, São Paulo/SP, tel. 11/3343-8999): 25 de outubro/2019, sexta-feira às 20h.

Teatro Flávio Império (Rua Prof. Alves Pedroso, 600, Cangaíba, São Paulo/SP, tel. 11/2621-2719) : 27 de outubro/2019, domingo às 19h.

Oficina Cultural Oswald de Andrade (Rua Três Rios, 363, Bom Retiro, São Paulo/SP, tel. 11/3222-2662): 29 e 30 de outubro/2019, terça e quarta-feira às 20h.

Duração aproximada: 50 minutos.

Recomendação etária: 16 anos.