Ivaldo Bertazzo estreia série “Respiração em 4 Atos” no SescTV

Apresentada e concebida pelo coreógrafo e terapeuta de movimentos Ivaldo Bertazzo, a série Respiração em 4 Atos será exibida pelo canal SescTV, sempre às sextas-feiras, às 19h. Todos os episódios também poderão ser assistidos no site do canal – sesctv.org.br/respira.

A série aborda a importância da boa respiração no dia a dia, sob diferentes aspectos. A direção é de Talita Miranda, com produção de Tatiana Tofolli.

Foto: Divulgação

Respiração, o primeiro episódio da série, destaca o respirar como um ato constante e permanente – como fonte de vida – e introduz exercícios básicos que podem ser praticados cotidianamente em prol de uma melhor qualidade de vida. Canudos, bexigas e garrafa pets reproduzem o sistema respiratório ilustrando as funções do pulmão, caixa torácica, traqueia e diafragma. “O pulmão é um aparelho rítmico, assim como o coração. Por isso devemos provocar, dar ritmo aos nossos gestos. Usar os exercícios de percussão corporal, associados à emissão de sons expiratórios e ao uso da coordenação motora para ativar o cérebro”, explica Bertazzo.

Segundo o coreógrafo e terapeuta, em nosso dia a dia devemos priorizar gestos contínuos, encadeados com ritmo e precisão. Subir lances de escada com uma cadência harmoniosa, varrer o chão com braçadas amplas e ritmadas, prestando atenção no fluxo da respiração são ações que ativam transformações metabólicas. Estas e outras atividades cotidianas, incluindo os exercícios respiratórios, resultam em boa movimentação corporal, lucidez cerebral, equilíbrio emocional, melhora na digestão e boa noite de sono.

Após entender a importância e o funcionamento do sistema respiratório, Bertazzo aprofunda mais o tema no episódio 2, denominado Estrutura. Nele, o coreógrafo mostra como nossa estrutura corporal, formada por músculos e ossos, influencia na boa respiração. Também faz um alerta para a necessidade de fortalecer nosso corpo para o bom funcionamento do sistema respiratório através de alguns exercícios e cuidados.

Foto: Divulgação

Ivaldo Bertazzo ensina a vestirmos nosso corpo com os músculos respiratórios. Para tanto, são utilizados objetos como almofadas, tiras de toalhas e garrafas pets com água. “Vamos criar uma verdadeira orquestra de músculos agindo como músicos, nas harmonias da respiração”, diz. O coreógrafo propõe através dessas estruturas, exercícios que oferecem mobilidade às costelas, desfazendo a rigidez das paredes posterior e anterior do tronco. Uma garrafa pet por exemplo, promove o ato respiratório pela ação tridimensional do tronco. Bertazzo recomenda, pelo menos dez minutos ao dia, a prática da respiração por meio de exercícios que restituam nossa segurança e disposição.

Fortalecer o sistema respiratório e vascular diariamente, nos mantém na rota da saúde corporal. No episódio Expiração, como o nome sugere, o destaque está na ação de expulsar o ar, eliminando os gases e detritos nocivos à saúde, preparando o aparelho respiratório para a proteção do organismo.

Exercícios com a bexiga e bastões e até simples vocalizações são usados como mecanismos que fortalecem a expulsão do ar, e reforçam a elasticidade do diafragma. Segundo o coreógrafo, condicionar os músculos expiratórios e fornecer elasticidade aos ligamentos que unem os pulmões às costelas favorece a saída do ar, para que tudo funcione como válvulas expulsórias, eliminando o que não importa para a nossa saúde.

Foto: Divulgação

No último episódio, Inspiração, o foco é mostrar como estimular a passagem do oxigênio – desde a passagem pelas narinas até os alvéolos pulmonares, onde se faz a passagem do oxigênio ao restante do organismo.

A limpeza das vias respiratórias e o estímulo da pele para ampliar a passagem do ar também ganham atenção. Bertazzo nos ensina uma série de procedimentos para que o ato de inspirar e expirar não fique depositado em nosso inconsciente, como uma simplificação apenas de sua mecânica.

Onde:
SescTV
Quando:
5 a 26 de agosto/2022
Sextas-feiras, 19h
Quanto:
Grátis
Info:

Respiração em 4 Atos

Episódios:

  • A Respiração: 5 de agosto/2022
  • A Estrutura: 12 de agosto/2022
  • A Expiração: 19 de agosto/2022
  • A Inspiração: 26 de agosto/2022.

Disponível sob demanda em sesctv.org.br/respira, a partir de 5/8.

Para sintonizar o SescTV:

Consulte sua operadora

Para assistir on-line: sesctv.org.br/noar

Classificação etária: livre