Documentário sobre Marcia Haydée é exibido pelo canal de TV por assinatura Curta!

“Eu digo que nasci para dançar”, afirma Marcia Haydée em documentário sobre sua trajetória, dirigido por Daniela Kallmann.

Marcia Haydée traz a história de vida da artista dentro e fora dos palcos. Ilustrada com muitas imagens raras, a narrativa é conduzida pela própria biografada, hoje com 82 anos, e por entrevistas com colegas e grandes nomes da dança. Nascida em Niterói (RJ), Marcia dirige, desde 2004, o Ballet de Santiago, no Chile.

Foto: Divulgação

Deborah Colker a chama de “um vulcão” e “pura transgressão”. Ana Botafogo destaca que o encontro de Marcia com o coreógrafo sul-africano John Cranko “transformou a história da dança no mundo”. Foi um namorado cubano quem a levou para o Ballet de Stuttgart, onde Cranko s deslumbrou com sua técnica e sua presença de palco e a convidou para ser primeira bailarina – posto que ocupou por 13 anos.

Marcia se tornou uma estrela instantaneamente, dançando em espetáculos como Romeu e Julieta, Eugène Oneguin e A Megera Domada, e compondo parcerias com grandes nomes do balé, como Richard Cragun, Mikhail Baryshnikov, Jorge Donn e Rudolf Nureyev. Todas essas etapas são revividas pelo filme da Indiana Produções, viabilizado pelo canal por assinatura Curta! Através do Fundo Setorial do Audiovisual. Fotos e vídeos raros compõem uma trajetória de vida que acaba por se confundir com a história do balé no século 20.

Foto: Divulgação

Marcia Haydée, conhecida como a “Callas da dança”, é a bailarina brasileira que se consagrou mundialmente. Com grande força interpretativa, atuou no Balé do Marquês de Cuevas (França), mas foi no Stuttgart Ballet, na Alemanha, sob a direção de John Cranko, que ela se tornou, no início da década de 1960, a musa do coreógrafo, revelando-se como grande intérprete e bailarina.

Na década de 1970, após a morte de Cranko, Marcia assumiu a direção do Stuttgart Ballet e ficou à frente da companhia durante 20 anos.

Foto: Divulgação
Onde:
Curta! Canal de TV por assinatura
Quando:
29 de outubro/2019 às 22h30 + horários alternativos
Quanto:
TV por assinatura
Info:

O Curta! pode ser visto nos canais 56 e 556 da NET e da Claro TV, no canal 75 da Oi TV e no canal 664 da Vivo, oferecido à la carte pela operadora.

Duração: 90 minutos.

Classificação etária: livre.

Horários alternativos: 30 de outubro, quarta-feira, às 02h30 e às 16h30; 31 de outubro, quinta-feira, às 10h30; 03 de novembro, domingo, às 22h20.