Cia Híbrida estreia ‘Contenção’ no Rio de Janeiro

Contenção é o terceiro espetáculo de uma série que propõe uma discussão sobre os tempos atuais. Nova criação da Cia. Híbrida, dirigida por Renato Cruz no Rio de Janeiro, Contenção apresenta um estudo sobre a imobilização – uma metáfora sobre o cerceamento da liberdade, do pensamento, da arte.

Sobre Contenção, a crítica de dança Adriana Pavlova escreveu no jornal O Globo: “Tudo em Contenção é cru, direto, sem concessões a qualquer lirismo ou poesia óbvia. As paredes com esboço e canos aparentes, os sons cortantes da trilha (música eletrônica ou silêncio), o figurino cinza dos dançarinos (que remete às roupas de encarcerados), seus rostos sisudos, e, finalmente, uma movimentação construída para tirar o público de seu conforto ou anestesia. Uma obra que bagunça com corpos disciplinados, ou pelo menos tenta”.

Foto: Rodrigo Buas

O espetáculo é uma realização do Sesc Rio, em coprodução entre a Cia. Híbrida e Parc de la Villete, de Paris. Conta com o apoio do Centro Coreográfico do Rio de Janeiro.

Ficha técnicaConcepção: Renato Cruz. Direção coreográfica: Aline Teixeira e Renato Cruz. Direção de produção: Steffi Vigio. Intérpretes criadores: Jefte Francisco, Luciana Monnerat, Luciano Mendes, Luidy Trindade, Daniel Oliveira, Fábio de Andrade ,  Raphael Lima , Yuri Braga. Colaboração: Rafael Smadja , Volmir Cordeiro. Iluminação: Renato Machado. Design gráfico: Isabela Schubert. Fotografia: Rodrigo Buas. Tour management: Anna Ladeira.

Sobre a Cia. Híbrida

Criada em 2007 e dirigida pelo bailarino e coreógrafo Renato Cruz, a Companhia Híbrida está sediada no Rio de Janeiro (RJ) e hoje é uma das mais atuantes do Brasil. O foco de sua pesquisa é a associação da dança contemporânea às danças urbanas. Recebeu diversos prêmios, como Funarte de Dança Klauss Vianna, Fundo de Apoio à Dança, Fomento à Cultura Carioca, O Boticário na Dança entre outros. A companhia já dançou em muitos festivais, mostras e temporadas por todo o Brasil e apresentou suas obras em diversos países, tais como Alemanha, Colombia, Costa Rica, Equador, França, Holanda, Portugal e Uruguai. Em 2018 a Cia Híbrida estreou Ininterrupto, através do Prêmio Iberescena, e recebeu o prêmio Cesgranrio de Melhor Espetáculo em 2019.  Por cinco anos consecutivos, a Cia. Híbrida teve obras figurando entre os Melhores da Dança do Jornal O Globo (2014 – Olho Nu, 2015- Non Stop, 2016 – Espaço Tempo Movimento, 2017- Toque, 2018- Ininterrupto).

Onde:
Sesc Copacabana
Mezanino
Quando:
28 de novembro a 15 de dezembro/2019
Quanto:
R$ 30 (quem levar 1kg de alimento paga meia)
Info:

Rua Domingos Ferreira, 160, Copacabana, Rio de Janeiro (RJ), tel. (21) 2548-1088.

Duração: 50 minutos.

Classificação etária: 14 anos.