Cia. Fragmento de DançaNuvens Insetos

A escritora e ensaísta britânica Virginia Woolf se despediu da vida por meio de uma carta. A pintora mexicana Frida Kahlo reuniu cartas escritas aos seus amores em um livro. O filme brasileiro Central do Brasil recebeu prêmios contando a história de uma mulher que escrevia cartas para analfabetos.  Apesar da globalização e da internet, o mundo das cartas manuscritas ainda é rico. Inspirada neste universo,  a Cia. Fragmento de Dança criou, com direção de Vanessa Macedo, o espetáculo Nuvens Insetos.

Durante temporada de outro espetáculo no Centro Cultural São Paulo em 2011, os artistas do grupo promoveram uma ação junto ao público passante: abordaram os transeuntes e propuseram que escrevessem uma carta. O tema: “O que você escreveria se fosse sua última carta?”. A companhia coletou mais de 100 cartas.

“Um homem relatou que gostava de procurar formas em nuvens: ‘Gosto quando enxergo formas de insetos gigantes’”, explica Vanessa sobre a escolha do nome Nuvens Insetos para o espetáculo.

“Ficamos em dúvida se as pessoas disponibilizariam as cartas para o processo criativo do espetáculo. Quando elas foram abertas, percebemos todo um conteúdo de confissões, relações de intimidade, despedidas, solidão e ausência”, conta a coreógrafa. Essa atmosfera foi transferida para a coreografia do espetáculo. A relação entre os intérpretes é de um contato solitário. A relação com o espaço é uma necessidade contínua de retorno ao ponto de partida.

Nuvens insetos relaciona o conteúdo registrado nessa forma de correspondência com outras possibilidades de comunicação do corpo, enfatizando a expressividade das mãos, ou as mãos como forma de comunicação e expressão corporal.

Onde:
Teatro Apolo-Hermilo
Quando:
07 de Setembro
Sábado, 21h
Quanto:
Grátis
Info:
Rua do Apolo, 121, Recife (PE), tel. (81) 3355-3320.