Eu Outro, da Cia. Fragmento de Dança, de volta à cena paulistana.

Fruto de um processo de investigação artística chamado de “dança depoimento”, o espetáculo Eu Outro, da Cia. Fragmento de Dança, dirigida em São Paulo por Vanessa Macedo, será apresentado no Kasulo Espaço de Cultura e Arte, na Oficina Cultural Oswald de Andrade e no Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo – CRDSP (ver mais informações abaixo).

Foto: Leo Lin

  Eu Outro nasceu em 2017, a partir do interesse em explorar a autobiografia como linguagem cênica. Procedimentos ligados à memória e ao uso de relatos pessoais na criação permitiram ao elenco atritar arte e vida e perceber a dimensão pública do falar de si mesmo.

Agora com novo elenco – Chico Rosa, Diego Hazan, Letícia Mantovani, Maitê Molnar, Vanessa Macedo e Vinicius Francês  – a criação se reconfigura com  novos sentidos de partilha dos depoimentos experimentados inicialmente.  “O trabalho nasce novamente de tudo o que lhe atravessa. É corpo que não se quer domado, é corpo profanação; sexualidade, gênero e instinto numa perspectiva da alteridade.  Quem é o outro que olho e me olha? Quem é o outro de mim?”, sintetiza Vanessa Macedo.

Eu Outro conta com André Prado na luz; os intérpretes Letícia Mantovani na voz, e Vinícius Francês no violão; máscaras assinadas por Wander Rodrigues com assistência de Gab Menacho, e figurino de Daíse Neves.

As apresentações fazem parte do projeto Dança Depoimento em Contágio, contemplado pela 24ª edição do Programa de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo.

Foto: Leo Lin

Sobre a Cia. Fragmento de Dança

Em 2002, Vanessa Macedo começou as suas primeiras investigações autorais em dança contemporânea, fundando a Cia Fragmento de Dança, em São Paulo – SP. Nos primeiros anos, criou alguns solos e duos e, a partir de 2007, concretizou o desejo de se estruturar num formato de grupo que pesquisa e produz continuamente, realizando temporadas na capital e participando de festivais e mostras nacionais e internacionais. Durante esses anos, a companhia criou 15 trabalhos e foi contemplada pelos principais editais de apoio a projetos de dança – Prêmio FUNARTE Klaus Vianna, Programa de Fomento à Dança da Cidade de São Paulo, Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo, edital Caixa Cultural, Festival Cultural Inglesa, entre outros. Mulheres como Frida Kahlo, Virginia Woolf e Tracey Emin inspiraram a companhia em suas criações, que envolvem discussões de gênero, autoimagem, fricção vida e obra. Atualmente, assuntos como dramaturgia na dança e o uso de material autobiográfico como linguagem cênica têm sido especialmente investigados para pensar sobre as relações que memórias e experiências pessoais criam com e no outro.

 

Onde:
CRDSP
Quando:
12 a 14 de abril/2019 (Kasulo)
25 a 27 de abril/2019 (Oficina Cult.O.Andrade)
2 a 4 de maio/2019 (CRDSP)
Quanto:
Grátis
Info:

12 a 14 de abril/2019 – Sexta e sábado às 21h; domingo às 19h

Kasulo Espaço de Cultura e Arte: Rua Souza Lima, 300, Barra Funda, São Paulo (SP), tel. (11) 3666-7238.

 

25 a 27 de abril/2019 – Quinta e sexta às 20h; sábado às 18h

Oficina Cultural Oswald de Andrade: Rua Três Rios, 363, Bom Retiro, São Paulo (SP), tel. (11) 3222-2662 / 3221-4704.

 

2 a 4 de maio/2019 – Quinta a sábado às 19h

Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo – CRDSP: Baixos do Viaduto do Chá, s/nº, Centro, São Paulo SP), tel. (11) 3214-3249.

 

Duração: 60 minutos.

Classificação etária: 16 anos.