Documentário sobre o Balé da Cidade de São Paulo estreia na televisão

Em ritmo de minissérie, o documentário Work in Progress – Por dentro do Balé da Cidade de São Paulo, desperta o desejo de ver o próximo capítulo, ao final de cada um de seus seis episódios (veja trailer abaixo).

Esta série documental, realizada pela produtora Pródigo Films para o canal de televisão por assinatura Arte 1, se compõe de seis episódios de 45 minutos cada, sobre o processo de criação da coreografia Adastra, do espanhol Cayetano Soto, que estreou em setembro de 2015.  

A série começa a ser exibida no Canal Arte 1 em 25 de março (veja as reapresentações abaixo). O último episódio será apresentado no dia 29 de abril.

O idealizador e diretor da série, Diego de Godoy, registrou sem concessões o cotidiano da companhia paulistana, durante os 40 dias de montagem de Adastra. Não só o prazer, mas também a dor de dançar está presente no documentário. Ao mostrar as angústias, expectativas, desafios físicos e artísticos que permeiam a criação de um novo espetáculo, a série ganhou um ritmo dramático, que acaba sendo um de seus pontos fortes.

O dia-a-dia exigente vivido pelos bailarinos expõe um retrato humano e artístico da companhia, hoje dirigida por Iracity Cardoso. De alguma forma, a cidade de São Paulo é personagem da série. O trajeto dos bailarinos desde a hora em que saem de casa, em algum bairro da cidade, até a chegada na sede do Balé, na região central da Bela Vista, faz parte do roteiro, assim como os preparativos no Teatro Alfa, onde o espetáculo estreou.

Espaços urbanos da cidade também servem de cenário para trechos de coreografias do repertório do Balé, que finalizam cada episódio. A espontaneidade, preservada inclusive nos depoimentos dos bailarinos, contribui para trazer o tema para o mundo real.  

Com 45 anos de atividade completados em 2015, o Balé da Cidade pertence aos chamados corpos estáveis do Theatro Municipal de São Paulo. É uma das companhias mais importantes do Brasil e o lançamento do documentário coincide com a volta da Europa, onde o grupo realizou elogiadas apresentações na Alemanha, Suíça e Espanha, neste início de 2016.

Para o público, o documentário em cartaz no Arte 1 é a oportunidade de conhecer mais profundamente como funciona uma companhia de dança, principalmente porque no Brasil não são comuns a produção e a veiculação deste tipo de programa. Para o Balé da Cidade de São Paulo e para a dança em geral, a série abre espaços de difusão e visibilidade. Segundo Diogo de Godoy, é provável que depois da temporada no canal Arte 1, ocorram exibições em outras mídias, inclusive na internet.

A série documental Work in Progress – Por dentro do Balé da Cidade de São Paulo foi produzida pela Prodigo Films com recursos do Fundo Setorial Audiovisual da Ancine (Agência Nacional do Cinema).

Serviço

Onde: Canal Arte 1 (TV por assinatura)

Estreia: dia 25 de março/2016 às 18h.

A série completa será exibida todas as sextas-feiras.

Reapresentações: sábados às 23h; domingos às 12h.

O último episódio irá ao ar no dia 29 de abril/2016.

Cada episódio tem a duração de 45 minutos.