Cooperativa Paulista de Dança lança documentário em comemoração ao Dia Mundial da Dança

Pela primeira vez na história, o Dia Internacional da Dança é comemorado em meio a uma pandemia que vem atingindo violentamente a produção de artistas de todo o mundo.

Em São Paulo, a comemoração conta com o lançamento de um vídeo documentário produzido pela Cooperativa Paulista de Dança (CPD), que será exibido neste 29 de abril de 2020, às 19h, nos canais do YouTube da CPD e do Portal MUD.

Intitulado Dança, poesia de enfrentamento contra a coisificação humana, o vídeo tem cerca de 10 minutos e reúne cenas de diferentes criações de dança e depoimentos de profissionais da área.

Segundo a CPD, o dia 29 de abril não é só um dia de festa mas, sobretudo, de reflexão.

“Entendemos dança não só como poesia do corpo, mas como elemento fundamental na construção de uma sociedade mais humana, sensível e criativa”, afirma a CPD em seu comunicado sobre a data, acrescentando que o entendimento de dança ainda é considerado uma ação política, além de manifestação cultural importante.

O Dia Internacional da Dança foi instituído em 1982 pelo CID (Comitê Internacional da Dança) da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura). O dia 29 de abril foi escolhido por ser a data de nascimento do mestre francês Jean-Georges Noverre (1727-1810), um reformulador que em 1760 publicou Cartas sobre a Dança, obra de valor histórico fundamental.