Ballet Paraisópolis comemora 10 anos

Evento no Teatro B32 marca formatura das primeiras bailarinas que completaram o ciclo de nove anos de estudos na instituição, a criação de companhia jovem e a estreia de “Bando”, espetáculo de dança contemporânea coreografado por Christian Casarin.
Fundado em 2012 na segunda maior comunidade de São Paulo, o Ballet Paraisópolis tem como objetivo transformar a vida de famílias que moram na localidade, oferecendo aulas gratuitas de balé clássico e outras expressões artísticas para crianças e jovens entre 8 e 20 anos de idade, proporcionando contato direto com a arte, educação e cultura.

“Encantado”, de Lia Rodrigues, estreia no Brasil, no Sesc Pinheiros

O novo espetáculo de Lia Rodrigues Cia. de Dança, criado em plena crise sanitária, evoca os poderes mágicos da cura. Depois de estrear na França, em dezembro de 2021, no Festival de Outono de Paris, chega ao Brasil por intermédio do Sesc Pinheiros, com apresentações no Teatro Paulo Autran. Na temporada de um mês também será apresentada Fúria, criação anterior da coreógrafa.

Bienal Sesc de Dança realiza 12ª edição com programação on-line

A 12ª edição do evento, de 2 a 10 de outubro de 2021, reflete a realidade da pandemia do novo coronavírus com apresentações on-line de 20 espetáculos, ações cênicas e formativas. O grupo Cena 11, de Santa Catarina, e o coreógrafo Salia Sanou, de Burkina Faso e radicado na França, abrem a programação. Artistas de diferentes regiões do Brasil e de países como Coreia do Sul, Portugal, França, Estados Unidos e Uruguai participam desta Bienal.

13º Visões Urbanas acontece em formato digital

Festival Internacional de Dança em Paisagens Urbanas, criado em 2006 em São Paulo por Mirtes Calheiros e Ederson Lopes, terá espetáculos, filmes e uma exposição de fotos projetadas em prédio, transmitidos diretamente pelo Youtube; palestras e workshops acontecerão por meio de encontros ao vivo, via plataforma Zoom.

11º Múltipla Dança: pujante, mesmo on-line

Na edição de 2021, o principal evento de dança do sul do Brasil, sediado em Florianópolis, reúne 35 convidados de cinco países, oito Estados brasileiros, oito cidades de Santa Catarina, sete espetáculos, entre várias outras atividades. Na abertura, em 24 de maio, apresenta o espetáculo “Normal”, da companhia suíça Alias, fundada e dirigida pelo brasileiro Guilherme Botelho, que falará sobre seu trabalho ao final da apresentação, via YouTube.

11º Múltipla Dança oferece oficinas gratuitas com certificação

Evento que marca a cena de dança do sul do Brasil, o Múltipla Dança proporciona uma programação de quatro oficinas em sua edição de 2021. Sediado em Florianópolis, entre 25 e 30 de maio traz encontros com Denise Namura e Michael Bugdahn, da Cie. À Fleur de Peau (França), Orun Santana (PE), Néri Pedroso, Sandra Meyer e Lilian Vilela.

Prêmio Denilto Gomes elege os destaques de 2020

Em meio à pandemia do novo coronavírus, a 8ª edição do prêmio reconhece artistas e profissionais de dança que resistem à crise sanitária, humanitária, econômica e política existente no país, sem deixar de produzir. Iracity Cardoso é a personalidade do ano desta 8ª edição do Prêmio Denilto Gomes, que também premia o website Conectedance na categoria “Difusão da Dança”. Mais 12 premiados integram os destaques de 2020.