
Inventores do novo mundo: dança em tempos de pandemia
Artistas da dança de Santa Catarina agarram as chances da Lei
Aldir Blanc e enfrentam o banimento do presencial. Por Néri Pedroso.
Artistas da dança de Santa Catarina agarram as chances da Lei
Aldir Blanc e enfrentam o banimento do presencial. Por Néri Pedroso.
A mostra, que inaugura o ciclo de Histórias da dança no museu, reúne um conjunto de 156 obras: fotografias e filmes de coreografias realizadas por Brown e sua companhia, a Trisha Brown Dance Company, formada em 1970, assim como desenhos e partituras/diagramas que representam suas danças.
Adaptado para o modo virtual, o projeto tem como premissa o engajamento de artistas mulheres que refletem na cena sobre as poéticas e narrativas que constituem seus corpos neste tempo. Durante seis dias, a mostra apresenta oito criações com transmissão pelo canal do Youtube da Cia Fragmento de Dança, além de bate-papo entre as artistas e o público, através da plataforma Zoom.
A companhia dirigida por Mário Nascimento volta ao seu palco sede, o Teatro Amazonas, para realizar uma ode à esperança, com música ao vivo na estreia, tocada pela Orquestra de Câmara do Amazonas. É a primeira apresentação do grupo, desde o início da pandemia, com presença de espectadores na plateia. O público será reduzido, seguindo os protocolos de segurança.
Mestra de gerações, ela faleceu em São Paulo, aos 84 anos.
Segundo a curadora, Gal Martins, a série enfoca uma trama diversa, na qual periferias e centros encontram-se, chocam-se e retroalimentam-se, construindo um território que é multifacetado no que diz respeito aos percursos de concepção, pesquisa e criação em dança. “Por isso propus pensar o plural, como forma de encontrar diversos caminhos que contemplem o corpo negro, o corpo feminino, o corpo periférico e o corpo gordo”, ela explica.
O Sesc Cultura ConVIDA! convoca a classe artística para apresentação de projetos culturais a serem transmitidos e distribuídos digitalmente pelos canais da instituição.
Pela primeira vez na história, o Dia Internacional da Dança é comemorado em meio a uma pandemia que vem atingindo violentamente a produção de artistas de todo o mundo. Em São Paulo, a comemoração conta com o lançamento de um vídeo documentário produzido pela Cooperativa Paulista de Dança (CPD), que será exibido neste 29 de … Continued
O Dança se Move, movimento formado por artistas e profissionais da dança contemporânea de São Paulo, está lançando o Mapeamento Emergencial de Artistas da Dança da Cidade de São Paulo, para gerar ações específicas diante dos desafios da pandemia do novo Coronavírus.
Primeiro edital contempla dança, circo e teatro. Serão três editais para trabalhos das áreas de artes cênicas, música e artes visuais que possam ser compartilhados nas redes sociais. Conheça o regulamento.