Bienal Sesc de Dança realiza 12ª edição com programação on-line

A 12ª edição do evento, de 2 a 10 de outubro de 2021, reflete a realidade da pandemia do novo coronavírus com apresentações on-line de 20 espetáculos, ações cênicas e formativas. O grupo Cena 11, de Santa Catarina, e o coreógrafo Salia Sanou, de Burkina Faso e radicado na França, abrem a programação. Artistas de diferentes regiões do Brasil e de países como Coreia do Sul, Portugal, França, Estados Unidos e Uruguai participam desta Bienal.

13º Visões Urbanas acontece em formato digital

Festival Internacional de Dança em Paisagens Urbanas, criado em 2006 em São Paulo por Mirtes Calheiros e Ederson Lopes, terá espetáculos, filmes e uma exposição de fotos projetadas em prédio, transmitidos diretamente pelo Youtube; palestras e workshops acontecerão por meio de encontros ao vivo, via plataforma Zoom.

11º Múltipla Dança: pujante, mesmo on-line

Na edição de 2021, o principal evento de dança do sul do Brasil, sediado em Florianópolis, reúne 35 convidados de cinco países, oito Estados brasileiros, oito cidades de Santa Catarina, sete espetáculos, entre várias outras atividades. Na abertura, em 24 de maio, apresenta o espetáculo “Normal”, da companhia suíça Alias, fundada e dirigida pelo brasileiro Guilherme Botelho, que falará sobre seu trabalho ao final da apresentação, via YouTube.

11º Múltipla Dança oferece oficinas gratuitas com certificação

Evento que marca a cena de dança do sul do Brasil, o Múltipla Dança proporciona uma programação de quatro oficinas em sua edição de 2021. Sediado em Florianópolis, entre 25 e 30 de maio traz encontros com Denise Namura e Michael Bugdahn, da Cie. À Fleur de Peau (França), Orun Santana (PE), Néri Pedroso, Sandra Meyer e Lilian Vilela.

Prêmio Denilto Gomes elege os destaques de 2020

Em meio à pandemia do novo coronavírus, a 8ª edição do prêmio reconhece artistas e profissionais de dança que resistem à crise sanitária, humanitária, econômica e política existente no país, sem deixar de produzir. Iracity Cardoso é a personalidade do ano desta 8ª edição do Prêmio Denilto Gomes, que também premia o website Conectedance na categoria “Difusão da Dança”. Mais 12 premiados integram os destaques de 2020.

Múltipla Dança, festival de Santa Catarina, movimenta 2021

Encontros de reflexão marcam lançamento do e-book Múltipla Dança Festival Internacional de Dança Contemporânea – 10 Anos em Encontros, que reúne textos de 20 autores, que analisam a iniciativa criada em 2006 como seminário e se desdobrou ao longo de dez edições. Em maio acontecerá a 11ª edição do evento.

MASP: Trisha Brown ganha primeira exposição individual no Brasil

A mostra, que inaugura o ciclo de Histórias da dança no museu, reúne um conjunto de 156 obras: fotografias e filmes de coreografias realizadas por Brown e sua companhia, a Trisha Brown Dance Company, formada em 1970, assim como desenhos e partituras/diagramas que representam suas danças.

Mostra Mulheres em Cena realiza sua quarta edição

Adaptado para o modo virtual, o projeto tem como premissa o engajamento de artistas mulheres que refletem na cena sobre as poéticas e narrativas que constituem seus corpos neste tempo. Durante seis dias, a mostra apresenta oito criações com transmissão pelo canal do Youtube da Cia Fragmento de Dança, além de bate-papo entre as artistas e o público, através da plataforma Zoom.