
Sagração revigora o Balé da Cidade de São Paulo
Em sua temporada mais recente, o Balé da Cidade de São Paulo apresentou Uneven, de Cayetano Soto, e A Sagração da Primavera, de Luis Arrieta.
Em sua temporada mais recente, o Balé da Cidade de São Paulo apresentou Uneven, de Cayetano Soto, e A Sagração da Primavera, de Luis Arrieta.
Diretor da companhia Taanteatro, Wolfgang Pannek escreve sobre as condições de trabalho criadas pelas leis e ações de fomento às artes cênicas.
Baseado em mais de três décadas de “militância artística”, como ele se refere à sua bem-sucedida trajetória, o coreógrafo paulista Sandro Borelli faz uma reflexão sobre o distanciamento que a dança contemporânea criou com o público. Para Borelli é urgente reconquistar as plateias e isto é possível.
O novo espetáculo da coreógrafa Vanessa Macedo enfoca opostos existenciais como vida e morte, dor e criação, fragilidade e força, que têm como fonte de pesquisa o universo feminino de personalidades como Maria Callas, Frida Kahlo e Billie Holiday. Nesta quarta criação à frente da Cia. Fragmento de Dança, Vanessa mostra que é um talento no qual deve-se apostar. Leia crítica de Ana Teixeira.
Com a morte prematura de Pina Bausch, em 2009, Linke permanece como uma das criadoras pioneiras do tanztheater e uma das expressões proeminentes da chamada German Dance. Seus famosos solos foram apresentados no Brasil recentemente, no Festival Internacional Mesa Verde de Porto Alegre. A obra e trajetória da coreógrafa são analisadas em texto da professora e pesquisadora Sayonara Pereira.
Leia texto de Walnice Nogueira Galvão, professora titular de teoria literária e literatura comparada da Universidade de São Paulo, sobre o novo espetáculo de Antonio Nóbrega – Naturalmente, Teoria e Jogo de uma Dança Brasileira, que estreou em agosto e deve voltar aos palcos neste semestre.