Oficina Múltiplas Críticas: reflexões e memória

Conectedance disponobiliza textos de Nailanita Prette, Nora Silva e Peter Lavratti, produzidos na oficina Múltiplas Críticas, ministrada por Néri Pedroso durante o festival Múltipla Dança – Festival Internacional de Dança Contemporânea, que realizou sua 11ª edição entre 24 e 30 de maio de 2021.

Litoral da carne: o olhar de Anderson do Carmo sobre o solo ‘Boca de Ferro’

Anderson do Carmo, artista e pesquisador da dança, escreve sobre ‘Boca de Ferro’, solo de Ícaro Passos Gaya, dirigido por Lucía Russo e Marcela Levi, exibido no Festival Veracruz Escena Contemporánea, no México.
Segundo o autor, o solo poderia somar-se à lista de obras
as quais se credita certa aura premonitória, como se adiantassem em sua
materialidade algo que estava por vir a se tramar no tecido social. “E o que estava por vir era a redução do corpo à imagem”.

Aqui é uma fábrica ou um desmanche?: ‘Overtongue’, de Michelle Moura, e ‘Máquina Êxtase’, de Maikon K

Overtongue, de Michelle Moura, e Máquina Êxtase, de Maikon K, sob o olhar do artista e pesquisador das artes Anderson do Carmo. As duas criações estrearam em Curitiba (PR) e chegam à capital paulista através do FarOFFa, Circuito Paralelo de Artes de São Paulo, que está apresentando espetáculos de teatro, dança e performance simultaneamente à 7ª MITsp – Mostra Internacional de Teatro de São Paulo.

A alma caleidoscópica – e dançante – de Thom Yorke em ‘Anima’, filme de Paul Thomas Anderson

O curta-metragem ‘Anima’, estrelado por Thom Yorke, vocalista da banda Radiohead e dirigido pelo premiado Paul Thomas Anderson, tem coreografias de Damien Jalet, franco-belga que já trabalhou em companhias como Ballet C. de la B., Sasha Waltz and Guests e Paris Opera Ballet. No artigo de Solange Argon, este filme totalmente coreografado se mostra em conexão e diálogo com a gama contemporânea de produções de dança. Anima pode ser visto pelo serviço de streaming Netflix.

Bem-vinda de volta, ‘Rubedo’: Solange Argon avalia o espetáculo de 2016 de Mauricio de Oliveira e da Siameses Companhia de Dança, que retornou à cena em 2019

Por Solange Argon* Soa o terceiro sinal do teatro do Sesc Bom Retiro, em São Paulo. Os espectadores, ainda que de maneira morosa, começam a aquietar-se, à exceção de um pequeno menino que expressa a agitação típica da primeira infância. Até que, como em um passe de mágica, em poucos minutos após o início do … Continued

Wiseman, Balé da Ópera de Paris e nossa reforma previdenciária

O documentário La Danse, de Frederick Wiseman, exibido no Instituto Moreira Salles de São Paulo, estimula uma reflexão da arte-educadora Solange Argon sobre as perspectivas dos profissionais da dança brasileiros no sistema previdenciário em transformação.

Dança do inacabamento

Karma, de Rodolfo Lorandi e Maria Claudia Reginato, de Florianópolis (SC): Néri Pedroso escreve sobre esta criação, apresentada em Blumenau e Jaraguá do Sul em novembro de 2018.

Circar, dançar, perseverar*Por Jussara Xavier

Iminência do Agora surge na contramão da proliferação de solos, duos e projetos efêmeros. O espetáculo de Adilso Machado marca a promissora estreia da companhia Circar, de Florianópolis (SC).